São Luís dá início à Campanha de Vacinação contra a gripe

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Prefeitura de São Luís deu início, nesta segunda-feira (23), à campanha de vacinação contra a gripe. Até 15 de abril, apenas idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e crianças entre seis meses e de seis anos de idade poderão ser vacinados. Para a ação, a capital maranhense conta com 68 postos de vacinação.

Agentes de saúde da prefeitura irão vacinar, em domicílio, pessoas acamadas ou impossibilitadas de ir a postos de vacinação. O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, pede para que a população não lote os locais de vacinação para que os idosos não fiquem expostos a infecções, como o novo coronavírus. Ele pede cautela e garante que haverá vacinas para todo o público-alvo.  

“Não há necessidade de lotar os postos de saúde. Lembrem-se que devemos evitar aglomerações. Temos vacinas disponíveis para todos. Faço um apelo para que cuidemos uns dos outros.”

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, e segundo o Ministério da Saúde tem alto potencial de contágio. Os principais sintomas da infecção são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca. 

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus da Influenza é responsável por vários casos de internação principalmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Ao tomar a vacina, a pessoa fica imunizada por um ano. A pneumologista da Fiocruz do Rio Janeiro, Patrícia Canto, esclarece que a imunuzação contra o Influenza é muito segura e não adoece quem é vacinado.

“A vacina é muito segura realmente protege contra a gripe. No mundo inteiro, a vacina tem que ser repetida todos os anos.”

A vacinação contra a influenza, em São Luís, vai até o dia 22 maio. O Ministério da Saúde alerta que para evitar o contágio do influenza ou outras infecções, além de vacinar, a pessoa deve seguir medidas simples como higienizar mãos e a manter hábitos saudáveis. Nesta primeira etapa de vacinação contra a influenza, a prefeitura do município irá oferecer 85 mil doses da vacina em 68 postos de vacinação. As pessoas com dificuldade de locomoção devem agendar a visita de um agente de saúde pelo telefone (98) 99135-9332.

Para mais informações acesse: saude.gov.br/influenza.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.