SANEAMENTO: Quase metade dos municípios brasileiros não tem rede de esgoto adequada, afirma especialista

Pesquisa divulga que quase 50% dos municípios do país não tem saneamento básico adequado

Salvar imagem

REPÓRTER: Pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil em parceria com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento revela que os 100 municípios mais populosos do país não têm tratamento de esgoto adequado. De acordo com a pesquisa, a região Norte concentra as cidades com pior tratamento de esgoto do país. O resultado do levantamento aponta que a meta do governo Federal de universalizar o tratamento de esgoto até 2033, como está estipulado no plano nacional de saneamento básico. Para o pesquisador do Instituto Trata Brasil, Gesner Oliveira, os investimentos no tratamento de esgoto no Brasil ainda são pequenos. Ele explica que no ritmo atual de investimentos, a universalização vai ser alcançada em apenas 129 anos.
 
SONORA: pesquisador, Gesner Oliveira
 
“Essa é uma pesquisa anual, ela faz um indicador da qualidade do saneamento nos 100 municípios mais populosos do Brasil e aí classifica os municípios. O plano nacional de saneamento prevê a universalização dos serviços até o ano de 2033, mas no ritmo atual, isso só seria alcançado se você tivesse 129 anos.”
 
REPÓRTER: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, não vão conseguir universalizar o tratamento de saneamento básico nos próximos 20 anos, segundo os números divulgados pela pesquisa. O especialista em Educação Ambiental da Universidade de Brasília, Gustavo Souto, acredita que a falta de tratamento de esgoto ainda pode ser maior no país. Ele lembra que quase a metade dos municípios brasileiros ainda está longe de ter um tratamento adequado.
 
SONORA: especialista, Gustavo Souto
 
“40 por cento dos municípios, de quase metade, dos municípios brasileiros, não tem rede de esgoto adequada. Isso é um absurdo, é uma coisa absurda um país como o Brasil, um país que tem dinheiro, que tem recurso, que tem experiência, que tem conhecimento técnico, ter praticamente metade dos seus municípios, que não têm ainda rede de esgoto.”
 
REPÓRTER: No ranking nacional, os municípios com melhor tratamento de água e esgoto são Franca e Limeira em São Paulo, e Maringá, no Paraná. Os piores são Ananindeua e Santarém no Pará e a capital de Rondônia, Porto Velho.
 
Reportagem, Sara Rodrigues

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.