Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

RS: Federação de municípios participará da gestão do modelo de distanciamento controlado durante a pandemia, no estado

O modelo de Distanciamento Controlado foi instituído para classificar o risco epidemiológico de cada região, sempre às sextas-feiras, levando em conta dados compilados às quintas-feiras

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O governo do Rio Grande do Sul oficializou, nesta segunda-feira (10), um acordo com a Federação das Associações de Municípios (Famurs) para a gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado. O anúncio da parceria foi feito pelo governador Eduardo Leite durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O modelo de Distanciamento Controlado foi instituído para classificar o risco epidemiológico de cada região, sempre às sextas-feiras, levando em conta dados compilados às quintas-feiras. Com isso, as associações regionais vão poder adotar protocolos mais brandos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. 

A elaboração de um protocolo específico para a região, vai depender da criação de comitês científicos regionais de combate à Covid-19. As regiões que estabelecerem protocolos alternativos vão precisar enviá-lo ao estado, por meio eletrônico, acompanhado dos documentos e justificativas que embasam as medidas adotadas. 

Pandemia prejudicou rendimento médio habitual do trabalhador brasileiro, segundo Ipea

Ministério da Saúde reforça assistência à população indígena durante pandemia

O brilho em meio ao caos: como o Samu vem atuando em meio à maior crise sanitária do século

O governador afirma que, embora haja uma estabilização, não significa que o poder público e a população possam relaxar. Segundo Eduardo Leite, está sendo buscado o ajuste de um “modelo de distanciamento a um novo momento, para melhor conciliar com a atividade econômica garantindo a proteção à saúde das pessoas”.


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.