Divulgação
Divulgação

RORAIMA: Doação de leite materno diminui 30%, aponta Secretaria de Saúde

De janeiro a maio, 244 roraimenses contribuíram com o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), o único do estado

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU/RR) informa a queda de 30% nas doações de leite materno neste ano. De acordo com o órgão, o resultado se deve à pandemia do novo coronavírus. De janeiro a maio, 244 roraimenses contribuíram com o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), o único do estado. 

Os números estaduais acompanham o cenário nacional. Dados do Ministério da Saúde apontam que, de janeiro a abril deste ano, houve queda de 5% no número de doadoras em relação ao mesmo período de 2019. O Ministério da Saúde, por meio da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH), lançou a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, que visa incentivar as doações mesmo durante crise causada pela COVID-19. 

Em Roraima, a Secretaria de Saúde promove ações de conscientização sobre a importância do leite materno para os bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas Unidades Neonatais e da segurança no processo de doação do leite materno.

João Aprígio de Almeida, pesquisador brasileiro e Presidente da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, explica a importância da doação de leite materno para os bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas Unidades Neonatais.    

“Tudo aquilo que é tão importante para nós humanos crescermos e nos desenvolvermos, o leite humano tem. O leite humano tem substâncias que protegem, o leite humano tem substâncias de imunomodulação. E o que é imunomodulador? Aumentam a resistência do organismo. Têm substâncias que promovem o crescimento facilitado do bebê e da criança.”

A pequena Alice nasceu prematura e nos primeiros dias esteve prestes a ser entubada. O estresse após o trauma e a preocupação com a saúde da filha contribuíram para que a mãe, Ingrid Fassanaro, 29, não conseguisse produzir leite suficiente para amamentar a bebê. Foi aí que entrou o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). 

“Em alguns dias em que a minha produção [de leite] não estava boa, o leite doado para o Banco de Leite Humano por outras mãezinhas foi de extrema importância para a bebê. Se não fosse isso, minha filha não ia se alimentar com leite materno. Só o fato de saber que mesmo que você não consiga tirar o leite suficiente, você pensa ‘minha filha vai ser alimentada’. Isso tranquiliza o coração de uma forma.”

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) funciona 24 horas por dia. Fica na avenida Pres. Costa e Silva, 1100, São Pedro, Boa Vista. Além disso, para as mães se sentirem mais seguras, há coleta em domicílio pelo Corpo de Bombeiros. Para qualquer dúvida sobre a doação, ligue no telefone (95) 98414-0772. Repetindo: (95) 98414-0772. 

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.