Divulgação
Divulgação

RIO GRANDE (RS): Banco de Leite Humano da cidade convoca mães para doação

O número de mães doadoras de leite materno caiu cerca de 5% em todo o país por conta da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e, em alguns municípios, a baixa no estoque preocupa

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O número de mães doadoras de leite materno caiu cerca de 5% em todo o país por conta da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e, em alguns municípios, a baixa no estoque preocupa. É o caso do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr, em Rio Grande. Por conta do distanciamento social, a unidade está fazendo a coleta apenas em domicílio e alerta que precisa de novas doadoras para poder atender todos os bebês prematuros ou com baixo peso internados nas Unidades Neonatais.

O Banco de Leite Humano de Rio Grande é o único do extremo sul e ajuda vários outros municípios, como Pelotas. A unidade tem capacidade para estocar entre 100 e 150 litros de leite materno, mas tem conseguido coletar apenas cerca de 33 litros por mês. São 10 os leitos de UTI Neonatal no Hospital Universitário e, quando o estoque está baixo, como agora, apenas os bebês prematuros com até 1,5kg conseguem ser amamentados com leite humano.

Segundo Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, um dos maiores temores das mães que pensam em doar é que isso pode ocasionar falta de leite materno para o próprio bebê. Segundo ela, as doadoras podem ficar despreocupadas, já que ocorre justamente o contrário.

“A retirada constante de leite materno não reduz a produção, muito pelo contrário. Quanto mais a mulher retira o leite ou quanto mais o bebê mama, mais ela produz. Portanto, doar leite materno não interfere na quantidade de leite disponível para o seu bebê."

As mães que já participam deste ato de solidariedade sabem da importância de doar leite materno e ficam tocadas quando descobrem que podem ajudar a salvar a vida de vários pequeninos internados. É o caso de Fernanda Del Moro Medina, que deu à luz uma menina em fevereiro e, hoje, congela o excedente de seu leite materno para que possa ser coletado em domicílio pelo Banco de Leite Humano.

"Ser doadora é um gesto de solidariedade. Recebi a graça de poder amamentar minha filha e como uma forma de agradecimento eu faço a doação de leite materno para os bebezinhos que estão hospitalizados. Porque eu sei a importância que é o leite materno.” 

Qualquer mãe lactante de Rio Grande que esteja saudável e sem tomar medicamento que interfira na amamentação pode ser uma doadora e ajudar os bebês prematuros ou baixo peso internados nas Unidades Neonatais. Para isso, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelos números (53) 3233-8880 e (53) 99947-3732. Todas as instruções serão passadas pelo telefone e a coleta será realizada em domicílio, às terças-feiras, pela equipe de auxiliares de enfermagem. Por conta do distanciamento social imposto pela pandemia, não estão sendo realizados atendimentos presenciais. As mães que têm dificuldade na amamentação também podem tirar dúvidas no celular, com possibilidade de vídeo chamada.

Além da unidade em Rio Grande, o estado conta com outros nove Bancos de Leite Humano e mais um Posto de Coleta de Leite Humano. Se você está em outro município e deseja encontrar a unidade mais próxima, entre em contato a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a referência no estado, pelo telefone (51) 3214-8000.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.