Créditos: Sabrine Cruz
Créditos: Sabrine Cruz

RIO BRANCO: Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe imuniza moradores de rua

Cerca de 400 pessoas em situação de rua foram vacinadas contra a gripe em Rio Branco

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Cerca de 400 pessoas em situação de rua foram vacinadas contra a gripe em Rio Branco. Esses foram os dados levantados pela Secretaria de Saúde da capital (Semsa). O “Consultório de Rua”, unidades instaladas em pontos da cidade para vacinação, também fizeram o levantamento desses moradores.

A ação teve início na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. No primeiro dia de vacinação, foram imunizadas 15 pessoas nas praças da Revolução e do Memorial dos Autonomistas, na região central de Rio Branco. Por causa da pandemia da Covid-19, a campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde. A vacina é contra a gripe, não contra o coronavírus.

O secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida, conta como a população em situação de rua foi identificada pela equipe do “Consultório na Rua.”

“Identificamos muitos idosos em situação de rua. Definimos, combinamos com nosso comitê de crise e a prefeita recomendou que fizéssemos a vacinação. E nós não poderíamos deixar nossos usuários, em situação de rua, sem a vacina.”

O secretário acrescentou que o “Consultório na Rua” já atende essa população durante todo o ano, porém, devido ao atual cenário de crise, decidiu vacinar de imediato essas pessoas. Além da vacina, a equipe oferece atendimento médico, de psicólogos e educadores sociais para os moradores. 

Marta Lopes, professora do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitarias da USP, reforça as orientações sobre o possível contágio por meio de contato interpessoal.

“A maior proteção é evitar contato próximo, predominantemente com pessoas que estão resfriadas, com gripe, tossindo, que estão espirrando, nariz escorrendo. Então, é evitar aglomeração, ficar muito perto das pessoas, contato físico, abraços, beijos, evitando apertos de mão. Por isso a gente insiste tanto na lavagem das mãos.”

Na primeira fase da campanha, de 23 de março a 15 de abril, foram vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. O país superou a meta de vacinar 90% dos idosos contra a influenza, alcançada, até o início da segunda fase da campanha, dia 16 de abril, 19,9 milhões de idosos (95,55%). Na primeira fase também foram vacinados 4 milhões (80,75% da meta) de trabalhadores da saúde.

Em caso de fila as pessoas, principalmente os idosos, devem manter distância de pelo menos 2 metros dos demais. E, para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.