Ministério da Saúde
Ministério da Saúde

Região de Bodoquena está com alta incidência de dengue

Nas 7 cidades da região já foram confirmados 2.170 casos, a maioria no município de Jardim

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Todos os municípios da região de Bodoquena, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, estão com alta incidência de dengue. Nas 7 cidades da região já foram confirmados 2.170 casos. A maior parte foi registrada no município de Jardim, onde 766 pessoas já tiveram a doença neste ano. Esse município também tem a maior taxa de incidência da região, com 1 caso de dengue para cada 33 moradores. Em seguida vem a cidade de Bonito, que tem 632 casos. Em Bodoquena, uma pessoa morreu. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde e abrangem o período de janeiro a 18 de março.

A Coordenadora de Epidemias e Vetores do município de Bonito, Rosa Aparecida Aivi, explica que a Secretaria de Saúde da cidade mantém em estoque uma quantidade de inseticida em caso de emergência.

“Porque o que controlou, reduziu o número de notificações, foi passar o fumacê no município. Então estamos aguardando, fazendo o possível para não precisar. Mas se precisar usamos essa última arma. Eu sempre costumo dizer que o melhor agente é o morador, é ele que realmente cuida da sua residência.”

A região de Bodoquena não é a única do estado que sofre com o Aedes aegypti. Dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul, 74 estão com alta incidência de dengue e nenhum registrou níveis baixos da doença. No mês passado, o governo do Mato Grosso do Sul decretou estado de alerta para a doença devido ao grande número de mortes. Em 2020 já são 18 os óbitos confirmados e mais de 33 mil pessoas doentes.

De janeiro a março, o Brasil já teve mais de 332 mil casos prováveis de dengue. A região centro-oeste é a mais afetada pela doença: são 370 casos para cada 100 mil habitantes. 
 Rodrigo Said, que é coordenador-geral de vigilância em arbovirose do Ministério da Saúde, explica que, por isso, a população precisa se unir para combater o mosquito. 

“A gente chama a população para participar efetivamente para reduzir os criadouros dentro do seu domicílio. Então, é importante estar atento a caixa d’água, se ela está aberta ou não, a limpeza das calhas, a verificação constante da presença de água em bandeja de ar-condicionado, geladeira, dos pratinhos de vasos de planta.”

Ao todo, mais de 33 mil casos de dengue foram confirmados no Mato Grosso do Sul neste ano.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.