Rancharia (SP) registra mais de mil casos de dengue até o momento

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O município de Rancharia registrou mais de mil casos de dengue neste ano, desde janeiro, segundo os dados mais recentes divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Esse número representa menos da metade das notificações da doença até março – os casos de dengue chegam a 2 mil e 200. Outras 639 ocorrências de dengue ainda não tiveram resultado.

O governo local decretou estado de emergência. Para tentar conter o avanço dos casos de dengue, a prefeitura está bloqueando os criadouros a cada nova notificação. O objetivo é acabar com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti na cidade. 

A prefeitura de Rancharia também faz nebulização ambiental nas ruas para acabar com os mosquitos adultos, usando veneno enviado pela Superintendência de Controle de Endemias de Presidente Prudente.

Segundo o coordenador da Equipe Municipal de Controle a Vetores, Valter Raimundo dos Santos, a maioria dos focos do Aedes aegypti está dentro das residências. "No levantamento que nós temos, 80 a 90% dos casos estão dentro das casas, estão nos quintais, e isso representa uma proliferação muito grande. Só para se ter uma ideia, os dois recipientes em que nós mais encontramos larvas aqui em Rancharia são pratos de vasos de plantas e bebedouros de animais. Esses dois tipos”, afirma.

Segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, o estado de São Paulo contabilizou 19 mortes em decorrência da dengue em 2020. Em meio à pandemia de coronavírus é preciso redobrar a atenção com os focos do Aedes aegypti.O médico sanitarista e pesquisador da Fiocruz, Cláudio Maierovitch, lembra que, além da dengue, o mosquito também transmite Zika e chikungunya. O especialista explica as principais características dessas três doenças.

“A dengue tem como marcas características dor de cabeça muito forte, especialmente atrás dos olhos, febre alta e dores no corpo inteiro. A Chikungunya, tem como sua marca principal a dor nas articulações e a dificuldade de caminhar e de ficar em pé. A pessoa tende a ficar com o corpo curvo, e deitado na cama. No caso de Zika, a marca principal são as manchas na pele que aparecem antes da febre, em geral acompanhadas de coceiras no corpo e vermelhidão nos olhos", explica.

A população precisa combater o mosquito transmissor da dengue de forma permanente, destaca o Ministério da Saúde. A recomendação é ficar atento à limpeza de locais que possam favorecer os criadouros do Aedes aegypti. Essa é a única forma de prevenção. Faça sua parte. Saiba mais em saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.