Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Proposta na Câmara dos Deputados vai permitir que estados e municípios renegociem dívida com bancos durante pandemia

Texto do deputado Fábio Reis (MDB-SE) exige que novos empréstimos sejam mais benéficos aos entes tomadores do que as operações a serem quitadas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Um projeto de lei complementar na Câmara dos Deputados vai permitir que estados, município e Distrito Federal contratem novos empréstimos com bancos e organismos internacionais, durante a pandemia, para quitar as dívidas antigas. 

A proposta, do deputado Fábio Reis (MDB-SE), altera a Lei Complementar 173/2020, que institui o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, com medidas para auxiliar os entes durante a pandemia.

PL que institui programa de recuperação tributária aguarda parecer na Câmara desde junho

Governo Federal anuncia nova proposta para substituir o Auxílio Emergencial

Rombo nas contas públicas pode chegar a 3% do PIB

Essa lei permitiu a suspensão do pagamento dos empréstimos contraídos com bancos e organismos internacionais durante este ano, mas não contemplava a possibilidade de renegociação do saldo devedor de estados e municípios.

De acordo com o autor do texto, a medida é uma oportunidade de os entes reorganizarem os fluxos de caixas. Fábio Reis ressalta ainda que a proposta beneficia a União, que é avalista dos empréstimos internacionais, reduzindo o risco de o Tesouro Nacional precisar cobrir eventuais faltas de pagamento.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.