Agricultura Familiar - Foto: MAPA
Agricultura Familiar - Foto: MAPA

Programa facilitará acesso de agricultores familiares a crédito fundiário

Iniciativa foi reformulada para melhor atender pequenos produtores rurais que buscam a aquisição de terras

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) passou por um processo de reformulação e agora se chama Terra Brasil – PNCF. Com a reformulação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) busca ampliar o alcance do programa para que chegue na ponta e atenda efetivamente os agricultores familiares que precisam acessar a compra da terra, concedendo financiamentos com mais agilidade.

Entre os benefícios do Terra Brasil para o agricultor familiar, está a maior agilidade no acesso à terra. As etapas do fluxo de contratação foram reduzidas e o prazo para aquisição dos imóveis passou de 24 meses para 6 meses. Outra novidade é a ampliação da faixa etária dos beneficiários, a idade máxima para acesso ao programa passou de 65 para 70 anos.

Preço do leite sobe 2,3% em abril

Mapa lança Programa de Fomento à Agricultura Irrigada no Nordeste

Além disso, para pleitear o acesso ao crédito, o produtor familiar poderá comprovar o trabalho na atividade rural por meio de uma autodeclaração de elegibilidade, acompanhada de documentação probatória de experiência, renda e patrimônio. Os agricultores poderão procurar a prefeitura municipal para dar início aos procedimentos de solicitação do crédito. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.