Foto: EBC
Foto: EBC

Parlamentares ouvem diretores da Anvisa e do Butantan para saber o que houve com a suspensão e posterior retomada com a Coronavac

Dirigentes são esperados nesta sexta-feira (13) na comissão mista que acompanha ações relativas à pandemia

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Os diretores da Anvisa, Antônio Barra Torres, e do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, são esperados nesta sexta-feira (13) na comissão mista do Congresso Nacional que acompanha as ações relativas à pandemia. Os dirigentes vão explicar aos parlamentares o que ocorreu no episódio da suspensão e posterior retomada dos testes com a vacina chinesa Coronvac.

O convite da comissão foi aprovado por unanimidade e os deputados e senadores enfatizaram que não pode haver politização de assuntos técnicos. A suspensão dos testes foi determinada pela Anvisa após saber que um voluntário dos testes da vacina havia morrido.

Anvisa autoriza retomada de testes da CoronaVac

Anvisa aprova pesquisa com células-tronco para Covid-19

O Instituto Butantan afirma que explicou à autarquia que os testes não deveriam ser interrompidos, já que o óbito não estava relacionado à vacina. A Anvisa justifica a interrupção pelo não recebimento de todas as informações necessárias. Após o recebimento dos dados, a agência deu prosseguimento aos testes. 

Na próxima terça-feira (17), os diretores da Anvisa e do Butantan também devem ser ouvidos pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à pandemia.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.