Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Parceria entre Ministério da Cidadania e NA cria serviço telefônico para tratamento de dependentes químicos

O serviço será gratuito e funcionará 24 horas por dia

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Cidadania e o Narcóticos Anônimos (NA) firmaram um acordo para a criação da linha telefônica 132, que ampliará o acesso da população aos atendimentos e orientações prestados pelo NA. O serviço será gratuito e funcionará 24 horas por dia. O atendimento vai beneficiar, principalmente, dependentes químicos e seus familiares.

Segundo o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, “trata-se de uma grande articulação de ações para a integração das intervenções no caminho do tratamento e recuperação por meio do serviço de utilidade pública.”

A linha 132 deve começar a funcionar nas próximas semanas e será implementada em duas etapas. Na primeira, os atendimentos começarão pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Piauí, Ceará, Pará, Amazonas e Distrito Federal.

Congresso promete reação ao veto do presidente Jair Bolsonaro que prejudica projeto de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico

Novos prefeitos devem atualizar o Suas para evitar perda de recursos

As demais unidades federativas serão atendidas na fase seguinte, cuja duração será de 12 meses. Esta ordem levou em conta o fato de os primeiros locais escolhidos já contarem com estrutura de atendimento de linha telefônica 0800 oferecida pelo Narcóticos Anônimos

O acordo tem duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação. Essa parceria não prevê transferências de recurso financeiro entre as partes. A estimativa é de que a linha 132 receba mais de cinco mil ligações por ano.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.