PARÁ: Força Nacional vai atuar no combate ao desmatamento no Estado

Ministério da Justiça e Segurança Pública deslocou cem agentes para a região de floresta amazônica

 

Salvar imagem

LOC.: Mais de 3 mil quilômetros de floresta foram desmatados no Estado do Pará apenas em 2016. De agosto de 2016 até maio deste ano, foram aplicados cerca de R$ 902 milhões em multas relacionados a flora. Agora, para apoiar as operações de combate ao desmatamento na Amazônia, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deslocou cem agentes da Força Nacional para o Estado. As equipes vão atuar em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, em Novo Progresso, Pará. É o que explica o capitão comandante da Operação Onda Verde, Guarnieri de Sousa Oliveira.

TEC./SONORA: Guarnieri de Sousa Oliveira, capitão comandante da Operação Onda Verde.

"Apesar de ser um pouco diferenciada das demais, mas devido a este conhecimento que adquirimos ao longo dessa semana, vamos ter a oportunidade de colocá-lo em prática , atuando na região do Pará, que é uma região de selva, tem muitas adversidades nas questões climáticas, como também de flora e estamos preparados para atuar no terreno."

LOC.: As ações terão apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e dos órgãos locais de segurança pública do Pará, como explica o diretor da Força Nacional, coronel Joviano Conceição Lima.

TEC./SONORA: Joviano Conceição Lima, diretor da Força Nacional.

"A Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, com os demais órgãos, mediante um planejamento integrado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, área de operações e inteligência dessa Secretaria Nacional, e nós faremos então a operação contra o desmatamento ilegal, contra madeireiros, que atuam de forma ilegal, retirando preciosa madeira do nosso território."

LOC.: Os agentes reviram conteúdos como sobrevivência na selva, legislação ambiental e primeiros socorros.

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.