Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

PA: Com doação de máscaras e manutenção gratuita de respiradores, SENAI amplifica luta contra o coronavírus

Segundo diretor regional da instituição, Dário Lemos, a expectativa é entregar esta semana mil equipamentos de proteção a unidades de saúde do estado

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Para apoiar os profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia do novo coronavírus, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai doar protetores faciais para centros públicos do estado. O diretor regional do SENAI-PA, Dário Lemos, conta que a expectativa é de que até o fim desta semana sejam entregues cerca de mil unidades, distribuídas em Belém, Santarém, Altamira, Marabá e Castanhal, por exemplo. Uma das instituições que já recebeu o material foi a Santa Casa de Misericórdia, na capital.

“Estamos sempre trabalhando para amenizar toda essa situação que se alojou no mundo e aqui no Brasil com uma intensidade maior. Nós estamos fazendo o possível para diminuir essa falta de manutenção e de equipamentos nos hospitais”, afirma Lemos. 

Além de doar os protetores faciais, o SENAI-PA atua na manutenção de aparelhos respiradores danificados de unidades de saúde do estado. Apenas do Hospital das Clínicas Gaspar Vianna, sete aparelhos foram recuperados. A restauração foi feita nos laboratórios de mecânica industrial e eletrônica do SENAI Getúlio Vargas, em Belém. A estimativa é que cada aparelho possa atender até 10 pessoas.

Segundo Dário Lemos, está sendo feito um levantamento da demanda de manutenção de respiradores em outras unidades, como o Hospital da Santa Casa e o Hospital de Aeronáutica de Belém, que também já entrou em contato com o SENAI. Todo o trabalho de manutenção é realizado de forma gratuita.

“Nós temos uma tecnologia voltada para a eletrônica e eletroeletrônica. Com isso, o SENAI tem conseguido recuperar esses equipamentos. É um trabalho voluntário feito pelos nossos instrutores que se dispuseram a fazer essa manutenção. Como temos essa expertise, fica mais fácil realizar essa restauração”, completa o diretor.

Mais informações podem ser acessadas pelo site senaipa.org.br.     

Edital de inovação 

Para amenizar em todo país os efeitos da Covid-19 e proteger quem produz e quem consome, o SENAI lançou o Edital de Inovação para a Indústria, que prevê, por exemplo, a recuperação de aparelhos danificados e a aquisição e produção de materiais essenciais para o enfrentamento da crise, como álcool em gel e máscaras.

“A nossa atuação será no suprimento de problemas, como os testes rápidos para a detecção da doença. No isolamento, ter uma gama ampla desses testes vai ser de grande importância, bem como a fabricação de ventiladores (respiradores). Estamos focando em ações do Sistema Indústria que vão ao encontro das necessidades da sociedade, do país e da indústria brasileira”, afirma o diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi, que reforça a importância de “salvar vidas”.

O investimento disponível para empresas e startups chega a R$ 30 milhões, se somadas as duas chamadas da licitação, e cada projeto poderá captar até R$ 2 milhões. Os resultados devem ser apresentados em até 40 dias. Para participar do edital de inovação, as proposições podem ser realizadas por meio do Whatsapp, no número (61) 99628-7337 ou pelo e-mail combatecovid19@senaicni.com.br.

As iniciativas da Findes e do SENAI fazem parte da campanha nacional “A indústria contra o coronavírus”, que também conta com a participação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e as Federações das Indústrias dos demais estados e do DF. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais de cada entidade.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.