OPAS - Foto: Agência Brasil
OPAS - Foto: Agência Brasil

OPAS recomenda manter o distanciamento social, mesmo com a vacinação contra Covid-19

Medidas protetivas são necessárias até que se atinja imunidade massiva

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda manter o distanciamento social, mesmo com a vacinação contra Covid-19. Segundo a entidade, vai demorar um tempo até que a imunidade massiva seja atingida e, enquanto isso, é fundamental manter as medidas protetivas contra o coronavírus.

Até o momento, sete países das Américas já iniciaram a imunização de seus habitantes: Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Costa Rica. A estimativa da OPAS é que o Continente Americano receba cerca de 20 milhões de doses de vacinas, até o início de março. Em abril, deverão chegar mais 35 milhões e, em maio, mais 45 milhões de doses.  

Todos os países das Américas fazem parte do consórcio Covax Facility, articulado pela Organização Mundial da Saúde. A previsão do consórcio é adquirir 2 bilhões de doses do imunizante e as negociações continuam com as farmacêuticas. 

Cuidados com a Covid-19 devem continuar após a vacinação

Brasil passa das 210 mil mortes causadas pela Covid-19

Alunos do Sesi Planalto (GO) desenvolvem solução que impede a proliferação do novo coronavírus em superfícies

Com o envio das vacinas, os governos precisam se preparar, elaborando e implementando os planos nacionais de imunização. Para isso, a OPAS disponibilizou documentos, com orientações sobre definição dos grupos prioritários, organização da logística de armazenamento, distribuição, aplicação, entre outros pontos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.