Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

Municípios afetados por estrutura de mineração recebem R$ 318 milhões

Para auxiliar os gestores, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou nota técnica sobre os locais em que, em seus territórios, possuem armazenadas barragens de rejeitos, instalações de beneficiamento de substâncias e pilhas de estéril

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Mais de 1.040 municípios brasileiros afetados por estrutura de mineração partilharam entre si a quantia de R$ 318 milhões, oriunda da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem). Os valores correspondem à apuração da arrecadação compreendida entre 12 de junho de 2018 e 30 de abril de 2020. A informação é da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Para auxiliar os gestores, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou nota técnica sobre os locais em que, em seus territórios, possuem armazenadas barragens de rejeitos, instalações de beneficiamento de substâncias e pilhas de estéril.

De acordo com a confederação, os municípios podem utilizar os recursos em projetos que beneficiem a comunidade local, dieta ou indiretamente.  A atuação pode ser, por exemplo, em melhorias da infraestrutura, da qualidade ambiental, da saúde e da educação. No entanto, é proibido a destinação ao pagamento de dívidas e de folha salarial do quadro permanente de funcionários. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.