Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

MS: Mais da metade dos municípios decretaram estado de calamidade pública por causa da pandemia

Para ajudar nessa situação, a Assomasul distribuiu 20 mil máscaras de proteção facial para profissionais de saúde de todos os municípios do estado

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Mais da metade dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul decretaram estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus. Os últimos a adotarem a medida foram Ribas do Rio Pardo, Bodoquena, Bela Vista e Terenos. Ao todo, a Assembleia Legislativa já oficializou 40 decretos em virtude da situação provocada pelo novo coronavírus.

Com estado de calamidade pública, os municípios ficam possibilitados de abrir crédito extraordinário, transferir, remanejar e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores, além de realizar contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas.

Repasses para mitigar efeitos da pandemia ainda são insuficientes, afirmam entidades representativas de municípios

Prorrogação de parcelas do FPM é o que garante pagamento de servidores municipais, alerta CNM

Estados e municípios pedem ampliação de MP 938 que compensa perdas arrecadatórias neste ano

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Pedro Caravina, afirma que entidade atua no sentido de minimizar os efeitos da crise nos municípios, orientando gestores públicos sobre a importância da adoção de medidas restritivas, como isolamento social e uso de máscaras de proteção, por exemplo. 

Para ajudar nessa questão, a Assomasul distribuiu 20 mil máscaras de proteção facial para profissionais de saúde de todos os municípios do estado. A ação faz parte do Projeto Corona Vidas, rede de solidariedade composta por mais de 20 instituições e empresas parceiras empenhadas em produzir e doar protetores faciais a profissionais da saúde e de outros setores.  

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.