MOBILIDADE: Proposta que obriga publicação de rotas e horários de transporte público na internet é analisada pela Câmara

A proposta ainda vai ser analisada na Comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça

Salvar imagem

LOC.: Quem utiliza o transporte público sabe a dificuldade que é para chegar nos compromissos no horário correto, afinal, os atrasos dos ônibus são frequentes. Pensando nisso, a Câmara dos Deputados está analisando uma proposta onde usuários do transporte público poderão acessar informações de rotas e horários do transporte por meio da internet ou por aplicativos de celular. De acordo com o deputado Antonio Wandscheer, do Pros do Paraná, é preciso saber o tempo que um ônibus leva para ir de um lugar ao outro, para que seja possível se planejar. Segundo ele, a internet é o lugar mais prático para se ter estas informações.

TEC./SONORA: Antonio Wandscheer, deputado (Pros-PR).

"Um ônibus sai de um ponto e vai a outro ponto, que horas ele sai e que horas ele chega. Nós temos que saber para nos prepararmos para esperar esse ônibus passar. Nós temos que saber quais linhas que existem no município. Eu chego no município e eu quero ir para algum lugar e eu preciso saber. E em algum lugar tem que estar disponível, que eu possa consultar. E hoje o meio da internet é o mais prático para você colocar qualquer informação."

LOC.: O estudante Lucas Silva, de 20 anos, que faz Ciências Naturais na Universidade de Brasília, disse que no Distrito Federal já existe um sistema de busca de linhas de ônibus e que funciona muito bem.

TEC./SONORA: Lucas Silva, estudante, 20 anos.

"Aqui no Distrito Federal a gente tem este sistema que o DFTrans disponibilizou. Ele tem duas opções que a gente pesquisa a origem e a linha. Eu coloco o número da linha do ônibus e aparece ali todos os horários, quando ele vai sair... Até hoje ele sempre passou certo, no horário. Quando eu olho lá, eu vou para a parada e ele passa certinho e eu nunca tive problema não. E é muito bom, porque a gente não fica perdido na hora de ir para a parada em um horário diferente do nosso."

LOC.: O intuito é que iniciativas como esta se torne obrigatório em todo o país. O texto, que já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Urbano, ainda vai ser analisada pelas Comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça.

Reportagem, Cintia Moreira.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.