UNICEF/BRZ/Manuela Cavadas
UNICEF/BRZ/Manuela Cavadas

MINUTO UNICEF: saiba como deve ser o uso de máscaras nas escolas

Cristina Albuquerque, chefe de saúde do UNICEF no Brasil, explica como pais, professores e alunos devem lidar com o uso seguro de máscaras nas escolas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

As aulas estão de volta em vários municípios pelo País, com novas regras para proteger alunos, educadores e demais profissionais do novo coronavírus. Uma das principais recomendações é o uso da máscara. Mas você sabe como é a utilização correta para cada idade?

Cristina Albuquerque, chefe de saúde do UNICEF no Brasil, explica que a máscara é um aliado importante no combate à pandemia, mas deve ser introduzida no cotidiano das crianças com cuidado. 

“Em geral, crianças de até cinco anos não devem usar máscaras também no ambiente escolar, mas isso depende das circunstâncias locais, como, por exemplo, uma determinação da autoridade sanitária local. Para as crianças de seis a 11 anos, as máscaras podem ser utilizadas, desde que supervisionadas sempre por um adulto. Para os adolescentes a partir de 12 anos, vale toda e qualquer recomendação para o adulto. Em média, nós precisamos trocar as máscaras, no mínimo, de três em três horas ou quando elas estiverem sujas ou úmidas.” 

Nessa volta às aulas, cada um faz a sua parte. Use máscara, lave sempre as mãos, mantenha a distância e siga as orientações da escola.

Saiba mais em unicef.org.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.