Ministro Alexandre de Moraes, do STF, vota a favor das cotas para negros no Fundo Eleitoral

Discussão no TSE também avalia se parte do tempo de televisão deve ser reservado para candidatos negros

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Deve continuar na próxima terça-feira (25) o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a destinação de verbas do Fundo Eleitoral para candidatos negros nas próximas eleições. O julgamento também analisa se o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão também deve ser distribuído a candidatos.

Na última sessão, foi a vez do Ministro Alexandre de Moraes votar a favor da criação de uma cota para negros no Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC), de forma semelhante do que acontece para candidatas mulheres. Moraes defendeu que o sistema deve garantir igualdade de oportunidades para todos os candidatos. Segundo ele, a forma que o sistema político funciona atualmente perpetua desigualdades.

Lista com possíveis “ficha-suja” chega à Justiça Eleitoral

Um terço dos partidos políticos estão aptos a receber verbas Fundo Eleitoral para Eleições 2020

Moraes também defendeu que seja criada uma regra de transição em que os recursos e o tempo de TV deve corresponder à quantidade de candidatos negros que participaram das últimas Eleições Municipais. Se um determinado partido tinha 10% dos candidatos negros em 2016, significa que 10% da verba do Fundo Eleitoral e 10% do tempo de TV e rádio precisariam ser destinados obrigatoriamente aos candidatos negros que estejam concorrendo neste ano. 

A suspensão ocorreu por um pedido de vista do ministro Og Fernandes. O assunto deve ser retomado na próxima terça-feira (25).
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.