Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Ministério da Saúde habilita 632 leitos de UTI em quatro estados

As habilitações das UTIs adultas e pediátricas ocorreram nos estados do Amazonas, Alagoas, Pernambuco e Santa Catarina

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Saúde habilitou nesta semana 632 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em quatro estados do país, para o atendimento exclusivo de pacientes com o novo coronavírus. As habilitações das UTIs adultas e pediátricas ocorreram nos estados do Amazonas, Alagoas, Pernambuco e Santa Catarina. 

O Amazonas teve 184 leitos habilitados. Nesta semana, o ministro da Saúde, Nelson Teich, viajou ao estado para conferir de perto as ações do combate à Covid-19. Os amazonenses têm presenciado uma sobrecarga no sistema de saúde devido à alta incidência da doença.

O Hospital Nilton Luís, em Manaus, foi contemplado com a habilitação de 40 leitos. Teich ressaltou a importância da ampliação da capacidade de atendimento nesta unidade. 

“Temos um hospital que tem uma capacidade enorme de ser expandido e, se isto é um hospital de campanha, deve-se ser chamado assim… Discutimos um programa para dedicar uma área para parte indígena, isso é importante", afirma o ministro. 

O pedido de habilitação para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais ou municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dos leitos, sendo que o Ministério da Saúde fica responsável pelo repasse de recursos destinados à manutenção dos serviços.

Cada leito de UTI tem custo diário de R$ 1,6 mil aos cofres do Ministério da Saúde. Isso se deve porque, no início de abril, a pasta publicou uma portaria que dobrou o valor de custeio dos leitos por 90 dias, devido à pandemia da Covid-19.  

Nelson Teich destacou o empenho do ministério em fortalecer o SUS diante do aumento de casos do novo coronavírus. 

“A posição do Ministério da Saúde numa crise como essa é tentar melhorar sempre, isso é uma coisa óbvia, mas tem que ser… O país precisa disso. Estamos juntos daqueles que estão trabalhando para a sociedade.”

Investimento

Além das 184 habilitações no Amazonas, Pernambuco foi contemplado com 246 habilitações, Santa Catarina com 175 e Alagoas com 27 leitos habilitados. Segundo o Ministério da Saúde, de abril até agora, já foram habilitados 2.890 leitos de UTI em 91 municípios de 21 estados do país e Distrito Federal, o que representa um investimento de cerca de R$ 418 milhões. 

Para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.