Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Ministério da Saúde cria Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão

Projeto tem como objetivo estabelecer bases estruturantes sólidas para a nacionalização de competências e capacidades científicas, tecnológicas e produtiva

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Portaria do Ministro da Saúde, publicada nesta terça-feira (4), instituiu o Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão. A genômica é o campo da ciência que se dedica a determinar a sequência completa do DNA de organismos. Segundo o Ministério da Saúde, o projeto tem como objetivo estabelecer bases estruturantes sólidas para a nacionalização de competências e capacidades científicas, tecnológicas e produtivas.

 A iniciativa também pretende criar um ambiente de inovação capaz de posicionar o país, como uma das nações líderes a nível global, na implementação da saúde de precisão. 

Grupo de trabalho irá formular estratégias de fomento da indústria farmacêutica no país

A medicina genômica é o campo de estudo que tem como objetivo compreender melhor a interação entre os genes e fatores ambientais. Além disso, também tem como intuito entender melhor como essa interação influencia na vulnerabilidade de doenças em que o diagnóstico utiliza informações genômicas para diagnóstico, prognóstico, monitoramento de fatores de risco e tratamento. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.