Agência Brasil
Agência Brasil

Levantamento do IBGE aponta que abastecimento de água chegou a 99,6% dos municípios, mas esgoto a apenas 60,3%

A estimativa do IBGE é de que em 2017, mais de 34 milhões de domicílios no Brasil não contavam com esgotamento sanitário

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O abastecimento de água por rede chegou a cerca de 99,6% dos municípios brasileiros em 2017. É o que aponta um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso quer dizer que apenas 22 municípios brasileiros não tinham essa disponibilidade até o fechamento dos dados. 

O órgão aponta que 13 estão localizados no Nordeste, sete no Norte e dois no Centro-Oeste do país. A pesquisa também mostra que o esgotamento sanitário por rede coletora tem um alcance bem menor, de 60,3%, o que totaliza 3.359 municípios. 

Saneamento básico: “2033 é uma data muito otimista”, afirma presidente do Trata Brasil sobre universalização dos serviços de água e esgoto 

Conheça algumas mudanças no saneamento básico com sanção do marco regulatório 

MDR repassa mais de R$ 30 milhões para obras de saneamento básico em todo o país 

Isso significa que mais de 2,2 mil cidades no país não tem o serviço. A disparidade dos números entre as regiões também chama a atenção. Enquanto no Sudeste a rede de esgoto chega a 96,5% dos municípios, no Norte, o índice era de apenas 16,2%. 

A estimativa do IBGE é de que em 2017, mais de 34 milhões de domicílios no Brasil não contavam com o serviço. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.