Foto: divulgação/ CNI
Foto: divulgação/ CNI

Laboratórios públicos ampliam em 869% a capacidade de testagem para novo coronavírus

Dado foi retirado do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado nessa quarta (1º)

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Saúde ampliou em quase 900% a capacidade de realização de exames que podem detectar o novo coronavírus na Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O dado foi tirado do último Boletim Epidemiológico Especial, publicado na quarta-feira (1º), com dados atualizados sobre a pandemia.  

De acordo com a pasta, o objetivo da publicação é subsidiar o Poder Público na tomada de decisões para proteger e assistir a população durante a crise na saúde e apresentar dados mais precisos sobre o cenário atual da doença.

Pico da pandemia no Brasil deve ocorrer em agosto, segundo a OMS

“Diagnosticar para Cuidar” o novo programa de testagem em massa para a covid-19

Atualmente, o Brasil faz pouco mais de 13 testes a cada mil habitantes. As ações para expansão da capacidade de testagem continuam em andamento, segundo o ministério, com previsão de aquisição e distribuição de equipamentos, testes e insumos para distribuição aos estados e implantação da parceria público-privada para ampliar a capacidade de realização de testes no país.

Até 30 de junho, já tinham sido realizados quase 1,5 milhão de exames RT-PCR para covid-19, sendo que mais de 860 mil haviam sido feitos na rede nacional de laboratórios. Sobre os testes rápidos, foram realizados um total de 1,4 milhão até o dia 25 de junho.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.