Plasma - Foto: Governo Federal
Plasma - Foto: Governo Federal

Instituto Butantan fecha parceria com Prefeitura de Araraquara (SP) para tratar pacientes com Covid-19 a partir do plasma sanguíneo

A iniciativa também envolve o Hemonúcleo da Universidade Estadual de São Paulo e a Agência Transfusional da Unimed

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Instituto Butantan fechou uma parceria com a Prefeitura de Araraquara (SP) e autoridades de saúde do município para desenvolver um tratamento para Covid-19, a partir do plasma sanguíneo. A técnica consiste em coletar o material de pessoas que já tiveram a doença, e produziram anticorpos, e aplicá-lo em pacientes do grupo de risco que estão infectados, induzindo o organismo a produzir defesas contra o coronavírus. 

Para receber o plasma, o paciente precisa atender a alguns critérios como ter 60 anos ou mais; possuir alguma comorbidade, como diabetes, pressão alta e obesidade; e apresentar sintomas da Covid-19 até três dias antes do diagnóstico.

MS: na volta às aulas, professores do Sesi realizam exames para detectar Covid-19

Pazuello promete vacinas a prefeitos a partir da próxima terça-feira (23)

Segundo o prefeito de Araraquara, Edinho, o tratamento – que já foi utilizado em Manaus (AM) – deve reduzir o número de óbitos do principal grupo de risco no município.

A parceria também envolve o Hemonúcleo da Universidade Estadual de São Paulo e conta com apoio da Agência Transfusional da Unimed.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.