Agência Brasil
Agência Brasil

Governo zera alíquota do imposto de importação para arroz até o fim do ano

Produto registrou aumento de 19,2% no último ano; objetivo do governo é reduzir custo do produto que vem do mercado internacional para aumentar oferta de produtos e conter preços em alta

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado vai ficar zerada até 31 de dezembro deste ano. A decisão foi tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia. 

A redução, segundo a Camex, está restrita a uma cota de 400 mil toneladas de arroz. O objetivo é reduzir o custo do arroz que vem do mercado internacional para aumentar a oferta e conter a alta de preços do produto dentro do mercado nacional. O arroz é o alimento que teve maior inflação, de acordo com o Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos doze meses: 19,2%. 

Agronegócio: Exportações brasileiras crescem 16,5% no primeiro semestre

Agricultura de precisão pode otimizar produção agropecuária em Mato Grosso

Bioeconomia pode ser primeiro passo para reduzir dependência externa do Brasil, aponta estudo

Entre as explicações para a alta no preço deste produto essencial na mesa dos brasileiros estariam o maior consumo do item, graças ao auxílio emergencial e à valorização do dólar, que incentiva os produtores a aumentarem a exportação, o que reduz a oferta do produto no país. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.