Instituto Socioambiental
Instituto Socioambiental

Governo recria órgão colegiado para desenvolver municípios da região do Xingu, no Pará

Comitê Gestor vai ser responsável pela estratégia para melhorar a qualidade de vida das mais de 385 mil pessoas que vivem nos 10 municípios da região

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O governo federal recriou nesta quarta-feira (21) o Comitê Gestor do Plano Sub-Regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu. Trata-se de um órgão colegiado que vai definir os programas, projetos e ações a serem executados para melhorar a qualidade de vida da população da região, que fica no estado do Pará. 
 
A região do Xingu abrange Altamira e outros nove municípios (Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu). A população estimada dessas cidades ultrapassa as 385 mil pessoas. 

PA: Municípios paraenses recebem microscópios para auxílio no combate da malária 

PA: 78 municípios do estado elevaram resultados em relação à participação no produto da arrecadação do ICMS

Eleições 2020: A disputa nos municípios com grandes orçamentos gerados pela mineração

O Comitê Gestor é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Outros quatro ministérios compõem o colegiado: Justiça e Segurança Pública, Infraestrutura, Cidadania e Minas e Energia. Além disso, fazem parte a Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), o governo do Pará, a Associação de Municípios do Consórcio Belo Monte, a Norte Energia S.A e quatro representantes da sociedade civil. 
 
Em setembro de 2019, o MDR anunciou investimentos na ordem de R$ 270 milhões em implementação de programas para o desenvolvimento e a sustentabilidade na região. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.