Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Governo lançará programa de testagem da população para Covid-19, diz ministro da Saúde

Queiroga explicou que o objetivo é reduzir a transmissão da doença; programa ainda não tem data de inicio

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Em reunião nesta quarta-feira (28) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o governo federal irá lançar um programa de testagem da população brasileira para Covid-19, ainda sem data definida para início.

De acordo com o ministro, o objetivo é reduzir a transmissão da doença a partir da identificação dos casos positivos e seus contactantes, para que se possa adotar uma política mais efetiva de quarentena. Queiroga também explicou que o programa usará testes antígenos para detecção do vírus, que têm resultados mais rápidos do que o teste de RT-PCR.

Por fim, o ministro ressaltou as recomendações do uso de máscaras e do distanciamento social que, segundo ele, juntamente com a vacina, são as “duas armas que temos para pôr fim a essa pandemia.”

Teste de Antígeno

É um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. Em média, o resultado aparece em 30 minutos e pode diagnosticar a infecção viral atual, mas não detecta os anticorpos adquiridos.

O teste é coletado diretamente com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe e é indicado para ser feito nos primeiros 7 dias de sintomas, com sensibilidade maior do primeiro até o terceiro dia de sintomas.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.