Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Governo federal cria ferramenta digital que permite autoavaliação trabalhista de empresas

Plataforma elabora relatórios sobre normas de trabalho e regras de segurança durante a pandemia

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com o objetivo de auxiliar empresários durante a pandemia de Covid-19, o Ministério da Economia criou uma ferramenta digital gratuita que permite o acesso de empresas a um relatório de autoavaliação trabalhista. Por meio do serviço, o usuário terá acesso a uma série de perguntas, permitindo avaliar a conformidade da empresa com a legislação trabalhista e com leis publicadas durante o estado de calamidade pública.

No momento, a plataforma está disponível para empresas de telesserviços, construção civil, frigoríficos, serviços de saúde e supermercados. Segundo o governo federal, além de orientar as empresas sobre aspectos da legislação do trabalho, o objetivo do autodiagnóstico trabalhista é contribuir para a promoção de ambientes mais saudáveis e seguros a empresários e trabalhadores. 

O tempo de preenchimento da autoavaliação é de 20 a 30 minutos, sendo que, ao final, a ferramenta permite a criação de um plano de melhorias para a empresa.  Para fazer o autodiagnóstico, basta acessar o Portal de Serviços do Governo Federal gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.