Ministério da Saúde
Ministério da Saúde

CE: Governo do estado investe nas redes sociais para mobilizar população contra o mosquito da dengue

No Instagram e no Facebook, desde o início do ano, foram publicados 15 conteúdos que esclarecem dúvidas e orientam os moradores

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Secretaria de Saúde tem utilizado as redes sociais como aliada para mobilizar a população na luta contra o mosquito que transmite dengue, Zika e chikungunya. No Instagram e no Facebook, desde o início do ano, foram publicados 15 conteúdos que esclarecem dúvidas e orientam os moradores, como sintomas e dicas de como manusear e armazenar água dentro de casa. 

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Ricristhi Gonçalves, explica que esse canal é importante para os cearenses saibam como se proteger do Aedes.

“Nós estamos lançando vídeos, já foram lançados vários vídeos curtos nas redes sociais. A gente tem feito inúmeros vídeos informando a população e orientando que bastam dez minutos, uma vez por semana, para fazer uma vistoria em casa.”

ARB Mais

A ação preventiva é um esforço do estado por conta da possibilidade de surto de dengue em 2020, segundo projeção do Ministério da Saúde. Isso porque o Ceará pode ter um aumento no número de casos da doença com o retorno do vírus tipo 2, que não circulava há cerca de dez anos. 

As pessoas que já tiveram dengue do tipo 1, o mais comum no país, estão imunes a esse sorotipo, mas podem ser contaminadas pelo tipo 2. Toda a região Nordeste, além do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, está em alerta, como explica o diretor do Departamento de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Júlio Croda. 

“A nossa avaliação de risco é que existem bastante pessoas suscetíveis nessas regiões e particularmente porque o sorotipo 2 não circulou muito no ano passado, a gente acredita que esse ano pode ter uma circulação importante.”

Neste ano, até o dia primeiro de fevereiro, o Ceará registrou 830 casos prováveis de dengue, 92 de chikungunya e nenhuma notificação de Zika, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, a luta contra o Aedes não pode parar. E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.