Foto: Wenderson Araújo/ Trilux
Foto: Wenderson Araújo/ Trilux

GO: Defesa Agropecuária do estado vai avaliar eficiência da vacinação contra febre aftosa

Medida está de acordo com recomendação do Mapa no cumprimento de acordos sanitários firmados com a União Europeia para exportação de carne bovina

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária vai realizar um levantamento soroepidemiológico em bovinos de propriedades rurais para avaliar e comprovar a eficiência da vacinação contra a febre aftosa.

A medida sanitária é determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de atender os compromissos assumidos pelo Brasil com a União Europeia, relativos à certificação sanitária para exportação de carne bovina.

Mudança na legislação de aquisição de imóveis rurais por empresas estrangeiras pode atrair investimentos para o Brasil

Além do estado de Goiás, vão participar do levantamento as unidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Os cinco estados são habilitados a exportar carne bovina para a União Europeia, com o status de livre da febre aftosa com vacinação.

Até o momento, 35 médicos veterinários fiscais estaduais agropecuários já foram treinados para realizar os procedimentos no estado goiano. Serão coletadas amostras sorológicas em 87 propriedades rurais sorteadas para realização do inquérito, distribuídas em municípios de todas as regiões do estado.

Os trabalhos de coleta terão início no próximo dia 26 de outubro, com término previsto para dia 6 de novembro. Será apenas uma etapa de coleta, sem necessidade de identificar animais.

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária garante que os materiais coletados serão acondicionados em recipientes próprios de conservação e encaminhados ao laboratório de análise do órgão. Após triagem, as amostras serão encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Mapa, que será responsável pela análise sorológica e emissão do relatório final. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.