Rovena Rosa/ Agência Brasil
Rovena Rosa/ Agência Brasil

FGV estuda modernização do transporte em São José dos Campos

O novo sistema irá oferecer em algumas regiões da cidade um serviço customizado e flexível que se adequa às necessidades do usuário

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getulio Vargas (FGV Cepesp) firmou parceria com a prefeitura de São José dos Campos para desenvolver um novo sistema no transporte coletivo urbano do município. 

Dentre as propostas, deverá ser feito  a separação da contratação da operação do transporte público da tecnologia necessária para gestão do serviço. Atualmente, o modelo de concessão de ônibus nas cidades brasileiras é caracterizado por um único procedimento licitatório, no qual a concessionária vencedora do certame é responsável tanto pela operação dos ônibus quanto pela tecnologia por trás da gestão do serviço.

O novo sistema também terá  a inclusão do serviço de "ônibus sob demanda", o qual por meio de ferramentas de big data e machine learning irá oferecer em algumas regiões da cidade um serviço customizado e flexível que se adequa às necessidades do usuário. 

Por meio da utilização de dados compartilhados pela cidade, o objetivo é criar uma modalidade que irá prever rotas flexíveis, frequências e paradas que permitam à rede de transporte público se adaptar às demandas dos passageiros. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.