Foto: Tania Rego/Agência Brasil
Foto: Tania Rego/Agência Brasil

Estados avançam na reabertura e reduzem impacto negativo sobre o consumo em julho

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os efeitos da pandemia no comércio continuam se distribuindo de forma heterogênea sobre as unidades da Federação

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Alelo, divulgou um levantamento sobre os impactos da pandemia no comércio. Com base nas transações diárias realizadas com a bandeira do cartão Alelo em julho , a instituição avaliou o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) e o Índice de Consumo em Supermercados (ICS). 

Projeto de socorro a agricultores familiares é aprovado pela Câmara dos Deputados

Decisão do STF restabelece eficácia de decretos municipais que restringem funcionamento do comércio

De acordo com os resultados, o consumo no segmento de restaurantes registrou queda de 27% no valor total gasto no mês, além de redução de 47,5% no volume de transações realizadas com vale refeição. O número de estabelecimentos comerciais que efetivaram transações em julho de 2020 foi 7% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado.

Com base nos dados, o consumo em supermercados encerrou o mês passado com aumento de quase 5% no valor total gasto, em comparação a relação a julho de 2019. Segundo a Fundação, os últimos resultados apresentados para os dois índices estão em linha com a recuperação observada em outros indicadores de atividade econômica, como produção industrial, vendas do comércio e serviços. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.