Em Vitória, vacinação contra gripe se dará por agendamento e nas escolas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Este ano, o município de Vitória inovou para a realização da campanha de combate ao vírus Influenza, causador da gripe. 

As escolas municipais se transformaram em pontos de vacinação, desde a segunda-feira, 23 de março. 

Outra novidade, são os agendamentos.

A população poderá marcar a data e o horário da vacina por meio do agendamento on-line, disponível no site da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. O serviço já está liberado. 

A medida é para evitar aglomerações e contaminação em ambientes de saúde, em tempos de Coronavírus, como explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério. 

“Entendemos que, neste momento, precisamos de locais mais arejados, evitar aglomeração e que pessoas saudáveis que vão procurar os nossos serviços para vacinação evitem ambientes fechados. Nas Unidades Básicas de Saúde, terão pessoas aguardando atendimento por várias questões e uma delas a gente sabe que é da síndrome gripal dos resfriados que, neste momento, estão aumentando as demandas nas unidades. Então, quando a pessoa chegar à escola já vai estar agendada com o dia que escolheu e o horário que escolheu.”

Para a primeira fase da campanha contra o Influenza, o Ministério da Saúde já enviou 15 mil doses da vacina ao município, destinadas a pessoas acima de sessenta anos e a profissionais da saúde.

Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra. Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães de até 45 dias após o parto, população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio. 

O Ministério da Saúde alerta que para evitar pegar Influenza ou outras infecções, além de vacinar, a pessoa deve seguir medidas simples como higienizar mãos e a manter hábitos saudáveis. Para mais informações acesse: saude.gov.br/influenza.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.