Divulgação
Divulgação

Em meio à pandemia do novo coronavírus, Banco de Leite Humano em Palmas (TO) consegue atender a demanda

Segundo a direção da unidade, desde início de abril as doações estão crescendo e, no final de maio, o Banco de Leite Humano operava com um estoque de 40 litros do alimento

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, o estoque do Banco de Leite Humano da Maternidade Pública Dona Regina em Palmas (TO), consegue atender a demanda dos bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas Unidades Neonatais que necessitam do leite materno. Segundo a direção da unidade, desde início de abril as doações estão crescendo e, no final de maio, o Banco de Leite Humano operava com um estoque de 40 litros do alimento. 

Para conscientizar sobre a importância da doação de leite materno, o Ministério da Saúde está promovendo a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano. A pasta ressalta que qualquer contribuição é válida. Para se ter ideia, um pote do produto pode alimentar, diariamente, até 10 crianças. 

A coordenadora do Banco de Leite Humano da Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva, explica que mães que doam leite materno para os Bancos de Leite Humano não terão a sua produção prejudicada.

“O maior mito na doação de leite materno é: se eu tiro leite para doação o meu filho ele vai ficar sem? Não. Quanto mais a mãe estimular a produção, mais leite materno ela vai ter. Assim, quanto mais leite materno, mais poderá doar ao Banco de Leite Humano de sua cidade.”

O alimento doado é destinado aos bebês prematuros ou de baixo peso que estão internados em Unidades Neonatais. Especialistas de saúde afirmam que o leite materno aumenta o sistema imunológico da criança, protegendo de diarreia, infecções e alergias na infância, assim como diabetes, pressão alta, colesterol alto e obesidade na vida adulta. 

Após dar à luz a uma bebê prematura, Luciana da Silva Távora, se emociona ao lembrar que a alimentação da filha está garantida devido ao Banco de Leite Humano da Maternidade Pública Dona Regina.

“Minha pequena recebe o leite materno de outra mãe. Ela mama de três horas uma grande quantidade. Somente o meu leite não a sustenta. Isso é amor o próximo.”

Especialistas em saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos 6 primeiros meses de vida. Durante esse período, o leite materno é o único alimento recomendado para o bebê e é considerado fundamental para um melhor desenvolvimento de uma criança.

O Banco de Leite Humano da Maternidade Pública Dona Regina está localizado na quadra 104 Norte, Rua número 05. A unidade funciona todos os dias, durante 24 horas. O local oferece coleta em domicílio. Para mais informações sobre o assunto, o governo do Tocantins dispõe o Disque Amamentação 0800 646 8283. 

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.