Foto: Arquivo/TSE
Foto: Arquivo/TSE

ELEIÇÕES 2020: TSE libera realização de ‘live’ com artista para arrecadar recursos para campanha

Os ministros destacaram, no entanto, que nesses eventos não pode haver pedido expresso de votos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou a realização de show virtual com artista com o objetivo de arrecadar recursos para campanha. A determinação foi apresentada na sessão desta quinta-feira (5). Os ministros ressaltaram, no entanto, que nesses eventos não pode haver pedido expresso de votos. A decisão é liminar, e os magistrados voltarão a discutir se essas lives são ou não permitidas pela legislação.

A decisão foi firmada em ação apresentada pela candidata à prefeitura de Porto Alegre – RS, Manuela D’Ávila (PCdoB). Ela queria aval para evento em rede social neste sábado (7), com a apresentação do cantor Caetano Veloso.

Oferta de crédito aos estados deverá ser votada no Congresso Nacional após o primeiro turno

Ministério da Defesa aprova pedido do TSE para uso de forças armadas nas Eleições Municipais

Por maioria de votos, os ministros consideraram que não cabe à Justiça Eleitoral realizar censura prévia nem avaliar a legalidade de evento que ainda não ocorreu e que não é vedado por lei. Para a conclusão do entendimento, o plenário acompanhou o voto do relator da ação, ministro Luis Felipe Salomão.

O magistrado suspendeu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) no caso, que havia proibido a live por entender que ela se enquadrava em uma categoria virtual assemelhada a um “showmício” presencial, que é vedado pela Lei das Eleições.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.