Doação de leite materno em Cuiabá está sendo feita apenas por meio de coleta em domicílio

O número de doações de leite materno está menor do que o registrado neste mesmo período no ano passado, devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O número de doações de leite materno está menor do que o registrado neste mesmo período no ano passado, devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Mas com ou sem distanciamento social, os bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais precisam dessas doações para se recuperarem mais rápido e crescerem com mais saúde. Por isso, o Banco de Leite Humano Dr. José de Faria Vinagre, em Cuiabá, está realizando a coleta em domicílio. A unidade alerta que o estoque está abaixo do ideal e procura por novas mães doadoras.

O Banco de Leite Humano da capital, referência no estado, precisa de aproximadamente 70 litros por mês para atender os cerca de 20 bebês internados. O leite materno é o único alimento recomendado para os pequenos nos seis primeiros meses de vida e ainda mais importante para os que estão em recuperação. Somente o leite materno possui substâncias essenciais para o desenvolvimento da imunidade da criança e previne problemas intestinais e respiratórios, além de outros benefícios.

Qualquer mãe lactante pode doar leite materno, bastar estar saudável e não estar tomando medicamento que interfira na amamentação. Para entrar em contato com o Banco de Leite Humano, basta ligar para o número (65) 3363-7035 e agendar a coleta em domicílio. Os auxiliares em enfermagem explicam como deve ser feita a retirada e a coleta do frasco é realizada pela equipe na porta de casa.

Uma das maiores dúvidas das futuras doadoras é se doar o seu leite poderá fazer com que falte para o seu próprio filho. Segundo Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, as mães podem ficar despreocupadas, já que ocorre o oposto.

“A retirada constante de leite materno não reduz a produção, muito pelo contrário. Quanto mais a mulher retira o leite ou quanto mais o bebê mama, mais ela produz. Portanto, doar leite não interfere na quantidade de leite materno disponível para o seu bebê."

A maioria das doadoras descobre que podem doar seu leite para ajudar os bebês internados nas Unidades Neonatais quando têm problemas de amamentação e buscam ajuda nos Bancos de Leite Humano. Foi o que aconteceu com Bianca Ferro. A professora deu a luz há quase um ano e meio e no início da amamentação de Marcela sofreu bastante, pois produzia muito leite  e seu peito “empedrava”, pois não sabia que precisava retirar o excesso de leite das mamas. Com a ajuda dos profissionais do Banco de Leite Humano, conseguiu amamentar de maneira correta, não teve mais complicações com empedramento e passou a ser uma doadora de leite materno. Além disso, ela incentiva outras mães a entrarem nesta rede de solidariedade.

“Toda mãe saudável deve ser uma doadora. Eu incentivei muitas mães a fazerem isso. Todas as minhas amigas que viram o que eu passei, a dificuldade que eu tive, hoje repassaram para outras mulheres. Semanalmente recebo mensagens de mães pedindo ajuda, pedindo dicas, e a minha dica é: vá ao Banco de Leite Humano.”

Além de agendar a coleta em domicílio, qualquer dúvida sobre amamentação pode ser sanada no número (65) 3363-7035. O horário de atendimento no Banco de Leite Humano Dr. José de Faria Vinagre vai de 7h às 19h. O centro de referência também pode informar qual dos cinco pontos de coleta está mais próximo de você.

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.