Foto: Samantha Mapa
Foto: Samantha Mapa

Dispositivo pode diminuir tempo de testes moleculares em 10 vezes

Equipamento criado por pesquisadores da Fiocruz promete simplificar testagem

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da empresa Visuri desenvolveram uma máquina que promete simplificar o processo de diagnóstico molecular da covid-19. Trata-se da OmniLAMP, um dispositivo portátil que consegue detectar rapidamente o RNA do coronavírus em amostras colhidas do nariz  ou da garganta do paciente. 

De acordo com os pesquisadores, enquanto outros testes moleculares podem levar até seis horas para serem concluídos, o teste pelo novo método pode ser finalizado em 30 minutos. A própria máquina analisa a amostra e transmite os resultados para uma base de dados por meio da internet.

Entidades entregam Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 ao Ministério da Saúde

Pesquisa propõe modelo para acompanhar e prever a disseminação da Covid-19 no país, com foco no interior

Outro ponto positivo é que o dispositivo simplifica o processo e demanda apenas estrutura laboratorial de baixa complexidade. Isso pode possibilitar que laboratórios menores ajudem na realização de testes. 

A máquina vinha sendo desenvolvida desde 2018 para o diagnóstico de dengue, zika e chikungunya, mas foi adaptada para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, o equipamento espera a certificação da Anvisa. Os pesquisadores discutem a possibilidade dos kits de testes serem produzidos pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.