CUIABÁ: Combate ao mosquito da dengue pode ser intensificado durante quarentena

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Por conta da crise do novo coronavírus, a prefeitura de Cuiabá decidiu interromper as visitas domiciliares ao combate à dengue, feitas pelos agentes de saúde. No lugar, o governo municipal está investindo no trabalho de educação da população.

Alessandra Carvalho, Assessora Técnica da Vigilância e Zoonoses de Cuiabá, explica que agora, a arma utilizada contra a dengue é a internet.

“Nós fazíamos esses ‘10 minutos’ em forma de palestra orientativa, com roda de conversa. Até a semana passada, fazíamos essa prática pelas visitas domiciliares. Agora, como estamos com um decreto por conta do coronavírus, que instituiu o isolamento social, fazemos esse trabalho pelas mídias sociais.”

Para conscientizar a população, são enviadas mensagens por WhatsApp e são feitas publicações nas redes da prefeitura. A assessora explica que a estratégia dos “10 minutos” é de fácil acesso à população e pode ser intensificado durante o período de isolamento social.

O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.

“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”.

A prefeitura de Cuiabá disponibiliza também um número de telefone para que a população possa tirar dúvidas sobre a dengue: (65) 3617-1680.

No âmbito estadual, Mato Grosso registrou, neste início de 2020, um aumento no número de casos de dengue. Desde janeiro, já foram mais de 15 mil notificações em todo o estado, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado. O número é quase seis vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram notificados 2,7 mil casos. Quatro mortes por dengue já foram confirmadas neste ano e duas ainda estão sendo investigadas.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.