Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

Covid-19: mulheres grávidas são incluídas no grupo prioritário de vacinação

De acordo com o Ministério da Saúde, inicialmente devem ser vacinadas mulheres grávidas com doenças pré-existentes

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Mulheres grávidas e puérperas, ou seja, que se encontram no período pós-parto, foram incluídas no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. A informação foi dada nesta terça-feira (27), pelo Ministério da Saúde.

Durante audiência realizada na Câmara dos Deputados para debater a situação das vacinas no Brasil, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do ministério, Franciele Francinato, afirmou que a decisão foi tomada devido a situação preocupante da pandemia no país, e visto que mulheres nessas condições têm maior risco de hospitalização por Covid-19. 

Covid-19: entenda a importância da vacinação para conter o surgimento de novas cepas

Auxílio Emergencial é liberado para pessoas nascidas em outubro

No dia 15 de março, as gestantes com comorbidades já haviam sido incluídas no grupo prioritário, pelo governo. Segundo Franciele, uma nota técnica foi encaminhada na última segunda-feira (26) aos secretários estaduais de Saúde, com as novas orientações.

De acordo com o Ministério da Saúde, inicialmente devem ser vacinadas as grávidas com doenças pré-existentes. Franciele explica que serão aplicadas as vacinas Coronavac, AstraZeneca e da Pfizer. Neste caso, o primeiro lote de entregas do imunizante deve chegar nesta quinta-feira (29) e 1,3 milhão de doses serão distribuídas para utilização nas capitais.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.