Valdo Leão/Semcom/Fotos Públicas
Valdo Leão/Semcom/Fotos Públicas

Covid-19: Ministério da Saúde divulga orientações para vacinação do grupo de comorbidades

Grupo é prioritário e o próximo a ser vacinado; interessados precisam estar pré-cadastrados no SIPNI ou em alguma unidade do SUS

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Saúde atualizou as orientações referente a vacinação das pessoas que possuem comorbidades. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), esse será o próximo grupo prioritário a ser vacinado.

A principal atualização no documento informa que as pessoas com comorbidades precisam estar pré-cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou em alguma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o prontuário ativo dos interessados, os municípios garantem uma maior precisão no quantitativo do grupo. Caso não tenha inscrição, a apresentação de um comprovante que demonstre que a pessoa pertence a um destes grupos de risco, como exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica também é válida no momento da vacinação. 

Entre as comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19 estão Diabetes, Pneumopatias crônicas graves e Hipertensão Arterial Resistente (HAR). O Ministério da Saúde também orientou que pessoas com comorbidades sejam convocadas de acordo com a sua idade.

Acesse o site para conferir a lista completa de comorbidades prioritárias.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.