Foto: Divulgação FIEP
Foto: Divulgação FIEP

Covid-19: FIEP cede impressora 3D para confecção de máscaras faciais em Pato Branco (PR)

Entidade que representa a indústria no estado forneceu equipamento para ajudar a suprir demanda local de profissionais da saúde

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Para contribuir no combate ao novo coronavírus, a aceleradora de startups da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) cedeu à Secretaria de Saúde de Pato Branco uma impressora 3D confecção de máscaras faciais. Por conta da alta procura, esses itens, indispensáveis para profissionais que trabalham em hospitais e unidades básicas, estão em falta no mercado. 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e as startups Tesserato e Compre 3D também participam da iniciativa. Ao todo, 12 impressoras 3D estão em uso para fabricação dos insumos. Dez equipamentos são operados em Pato Branco e os outros dois em Vitorino. Até o momento, já foram produzidas 261 máscaras.

Para o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, o gesto de solidariedade da FIEP demonstra como empresários e entidades da indústria têm colaborado na luta contra a covid-19.

“A indústria pode ter um papel importante em um conjunto de desafios, como na produção de meios de combate à doença, sobretudo na área de equipes médicas. Está faltando álcool gel e máscaras na área de enfermagem. Toda a infraestrutura industrial do SENAI tem dado um apoio importante nessa direção”, aponta Lucchesi.

Toda ajuda nesse momento, segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Dutra, é bem-vinda. “Tem sido muito importante o trabalho [da FIEP] junto ao município de Pato Branco, bem como outros municípios da região para produzir equipamentos e na distribuição de insumos para a produção de máscaras”, reconhece o gestor.

Você que é morador de Pato Branco ou de cidades vizinhas também pode ajudar nessa corrente do bem. Quem puder colaborar com empréstimos de impressoras 3D ou doar matéria-prima, deve entrar em contato pelo e-mail: karla.holub@sistemafiep.org.br ou pelo WhatsApp: (46) 99120-9664. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco permanece disponível para tirar dúvidas e receber doações pelo telefone: (46) 3220-6080.

Trabalho mútuo

Em Londrina, uma equipe das Faculdades da Indústria SENAI confecciona, paralelamente, suportes para máscaras faciais por meio da impressora 3D que está disponível na instituição. A ação faz parte de uma iniciativa realizada em conjunto com outras entidades do município que, junto com o SENAI, já produziram, no total, cerca de 400 suportes em uma semana. 

Depois de prontas, as máscaras são doadas para unidades públicas de saúde, entre elas o Hospital Universitário, que concentra o atendimento de referência a pacientes com covid-19 na região. A meta original de produção do grupo é de confeccionar até duas mil máscaras.

Outra equipe das Faculdades da Indústria desenvolve ação semelhante em São José dos Pinhais e fabrica máscaras faciais completas, também com impressoras 3D. A ação é uma parceria com indústrias locais, que se uniram para produzir as duas mil máscaras necessárias para atender a demanda da cidade. 

No total, nove impressoras estão em operação. Em menos de uma semana, já foram confeccionadas 200 máscaras para doação a profissionais de da saúde. Além da impressão de máscaras, a unidade realiza testes para encontrar alternativas que façam com que a fabricação desses itens tenha custo menor e seja mais rápida. 

Arte: Agência do Rádio Mais
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.