Vacina Covid - Foto: Agência Brasil
Vacina Covid - Foto: Agência Brasil

Covid-19: Anvisa aprova abertura de regulamentação de vacinas do acordo Covax Facility

Objetivo é enfrentar o caráter emergencial de saúde no Brasil

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a abertura da regulamentação de vacinas contra Covid-19, adquiridas pelo Ministério da Saúde, no âmbito do acordo Covax Facility. Essa coalizão internacional, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o intuito de impulsionar a criação e a distribuição de imunizantes que combatam o novo coronavírus. A decisão da Anvisa vai regulamentar os procedimentos de importação e monitoramento das doses.

O objetivo é enfrentar o caráter emergencial da saúde pública no Brasil, tendo em vista que o País ainda é altamente impactado pela pandemia. Segundo a diretoria da Agência, as vacinas que estão em desenvolvimento da Fase Clínica 3 demonstraram um certo grau de segurança e eficácia. As autorizações temporárias de uso emergencial desses imunizantes permitiram que governos iniciassem a vacinação de grupos de risco para a doença.

Vacinômetro: bancos de dados permitem acompanhar cobertura vacinal contra Covid-19 em todo o País

Covid-19: Municípios amazonenses recebem usinas de oxigênio para combate à pandemia

As vacinas que fazem parte do Covax Facility destinam-se exclusivamente ao Programa Nacional de Imunizações e só poderão ser destinadas ao uso, após liberadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.