Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

Consumo de energia elétrica apresenta retomada gradativa, revela CMSE

Em junho, foi registrado um aumento de cerca de 20 pontos percentuais no armazenamento equivalente do subsistema Sul

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que, no mês de junho, houve aumento de aproximadamente 2% na carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) do setor, em comparação ao mês anterior. O resultado foi concluído com base nos impactos da pandemia da covid-19. Essas condições foram avaliadas nesta semana pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

MDR destina verba para que 84 cidades do Brasil estruturem serviços de iluminação pública

ENTREVISTA: Portabilidade de energia e mercado livre: o que muda com o novo marco legal do setor elétrico aprovado pelo Senado

Sem alterações, senadores concluem votação do novo marco legal que prevê portabilidade da conta de luz

O resultado se deu pelo retorno gradual das atividades econômicas no País. A expectativa é de a tendência de retomada gradativa da carga se mantenha no próximo mês. Na avaliação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, “existem alguns índices, bastante consistentes, de que o país já iniciou sua retomada”.

Em relação aos armazenamentos dos reservatórios equivalentes das usinas hidrelétricas, houve um destaque para o Sul do país. De acordo com o balanço, em junho, foi registrado um aumento de cerca de 20 pontos percentuais no armazenamento equivalente do subsistema Sul, atingindo 37,8% ao final do mês, como consequência dos volumes significativos de precipitações verificadas.

Com as projeções apontando permanência das chuvas, o CMSE decidiu revogar as deliberações de uma reunião ordinária sobre a adoção de medidas excepcionais para preservação dos estoques armazenados nas usinas hidráulicas do subsistema Sul. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.