Ministério da Saúde
Ministério da Saúde

Com risco de surto de dengue no Ceará, Secretaria Saúde investe na compra de materiais para combater Aedes

Além do investimento financeiro, o governo estadual premia os municípios que alcançam índices considerados satisfatórios de incidência e casos de dengue

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Por causa do risco de surto de dengue, a Secretaria Estadual de Saúde tem investido em 2020 na compra de materiais para combater o Aedes aegypti, como peças e veículos para fumacê, rolos de telas de nylon e equipamentos de proteção individual (EPI). Desde 2016, foram repassados mais de R$ 13 milhões para os 184 municípios cearenses, que utilizam os recursos, por exemplo, para capacitar os agentes de endemias e distribuir materiais educativos à população. 

Além do investimento financeiro, o governo estadual premia os municípios que alcançam índices considerados satisfatórios de incidência e casos de dengue, zika e chikungunya. Quem dá mais detalhes é a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Ricristhi Gonçalves.

“Estamos trabalhando com os municípios com um incentivo financeiro para aqueles que têm os melhores indicadores em relação ao controle de arboviroses. A gente encerrou agora um período de análise desses indicadores e os municípios que tiverem o melhor desempenho irão receber um incentivo financeiro, que pode superar o valor que os municípios recebem do governo.” 

Além dos esforços das autoridades de saúde, a população cearense precisa fazer sua parte e redobrar as medidas preventivas e de combate ao Aedes. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, há possibilidade de o sorotipo 2 da dengue voltar a circular no estado este ano. Em 2019, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, 31% das amostras que confirmaram casos de dengue no Ceará eram do sorotipo 2. 
Quem já teve dengue do tipo 1, o mais comum do país, está imune a esse sorotipo, mas pode ser contaminado pelo tipo 2 da doença.

O pesquisador da Fiocruz Brasília Claudio Maierovitch explica que como esse novo vírus não estava em circulação no país, as pessoas estão mais vulneráveis a ele. 

“Há alguns anos, o sorotipo 2 não circulava com muita intensidade pelo país, mas ele voltou a circular. E como ele estava distante, muita gente está suscetível e não tem imunidade contra ele.”

Até 1º de fevereiro, o Ceará registrou 830 casos prováveis de dengue, 92 de chikungunya e nenhum de zika, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, a luta contra o Aedes não pode parar. E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.