Covid-19 Amazonas. Foto: Divulgação/ Secom
Covid-19 Amazonas. Foto: Divulgação/ Secom

Com colapso no sistema de saúde, governador do Amazonas institui novas medidas de enfrentamento à pandemia

A ação inclui novas medidas de restrição, plano de abastecimento de oxigênio para as unidades hospitalares e remoção de pacientes para hospitais de outros estados.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Diante do colapso no sistema de saúde com a falta de oxigênio nos hospitais na última quinta-feira (14), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou ações frente ao recrudescimento da pandemia da Covid-19 no estado. A medida inclui novas medidas de restrição, plano de abastecimento de oxigênio para as unidades hospitalares e remoção de pacientes para hospitais de outros estados. 

Segundo o governador, a ampliação das medidas de restrição visa a proteção da vida das pessoas. O novo decreto restringe também o transporte coletivo de passageiros em rodovias e rios e suspende a circulação de pessoas nas ruas em todo o estado, com toque de recolher entre às 19h e 6h.

Covid-19: Pazuello diz que Manaus terá prioridade e deve iniciar a vacinação ainda em janeiro

Pesquisadores ainda buscam entender efeitos a médio e longo prazo em pacientes curados da Covid-19

Em relação ao abastecimento de oxigênio nas unidades hospitalares, o governo do Estado ressaltou que as medidas para solucionar as dificuldades logística estão sendo adotadas junto ao governo federal. Também foi iniciada a transferência de pacientes para unidades hospitalares de cinco estados. Além do translado desses pacientes, o governo instituiu um grupo de apoio psicossocial para pacientes e familiares.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.