Divulgação
Divulgação

Coleta domiciliar de Banco de Leite Humano em Marabá (PA) compensa queda no atendimento presencial da unidade

O leite materno doado aos Bancos de Leite Humano é oferecido a bebês prematuros e/ou de baixo peso em Unidades em UTIs Neonatais

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia da Covid-19, o Banco de Leite Humano (BLH) Doutora Cynara Melo Souza, na cidade paraense de Marabá, está com o estoque dentro da normalidade. Segundo a direção da unidade, o atendimento presencial caiu consideravelmente, mas a coleta domiciliar está conseguindo suprir o recuo. 

Especialistas em saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos 6 primeiros meses de vida. Durante esse período, o leite materno é o único alimento recomendado para o bebê.

O leite materno doado aos Bancos de Leite Humano é oferecido a bebês prematuros e/ou de baixo peso em Unidades em UTIs Neonatais.  O coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH), João Aprígio, afirma que a amamentação é imprescindível para um melhor desenvolvimento de uma criança.

“O leite materno tem substâncias que protegem, de imunomodulação. E o que é imunomodulador? Aumentam a resistência do organismo. Têm substâncias que promovem o crescimento facilitado do bebê e da criança.”

Para Ingrid Fassanaro, mãe de uma bebê prematura, receber o leite materno de outras mães através do Banco de Leite Humano é o que garante o bem estar da filha. Ela conta que produz o alimento, porém em quantidade inferior do que a pequena Alice precisa.

“O fato de eu saber que a minha filha ia ser alimentada mesmo se eu não conseguisse é um grande alívio. Ser mãe em UTI é muito difícil. Tinha dias que eu estava tão triste e chorava tanto que tentava ordenhar o leite materno e não saia nada. Sou muito grata, muito mesmo”.
 
Especialistas em saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo este o alimento exclusivo nos 6 primeiros meses de vida de um bebê. Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

O Banco de Leite Humano (BLH)  Doutora Cynara Melo Souza está localizado na Rua 5 de Abril, número 0, no bairro Velha Marabá. A unidade funciona todos os dias, das 7h às 19h. Técnicos da unidade fazem coleta domiciliar. Para mais informações, ligue para o telefone (94) 3322-5751. 

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.