Agência Brasil
Agência Brasil

Cerca de 25% dos servidores e 8% dos trabalhadores privados trabalham remotamente, segundo IPEA

Levantamento mostra que cerca de nove milhões de pessoas estavam trabalhando de casa até junho

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Um a cada quatro servidores públicos está trabalhando de casa. É o que aponta análise divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na última quarta-feira (5). Já no setor privado, o percentual de pessoas na mesma situação é de apenas 8%. Os dados se referem ao mês de junho deste ano.  

Ao todo, são três milhões de pessoas ocupadas no setor público trabalhando remotamente, o que representa 200 mil a mais do que em maio. Na iniciativa privada, são 5,7 milhões de pessoas trabalhando de casa. São 224 mil a menos do que no mês anterior. 

Justiça brasileira se adapta ao trabalho remoto imposto pela pandemia

Em parceria com instituições internacionais, governo lança pesquisa para avaliar experiência de servidores com teletrabalho

A pesquisa mostra também que a maioria das pessoas em trabalho remoto têm de 30 a 39 anos, é mulher, predominantemente da cor branca e com nível superior. De acordo com o levantamento, cerca de 50,7% do total de ocupados no setor público têm potencial para realizar o teletrabalho. Já no setor privado, o quantitativo corresponderia a 18,6%, cerca de 15 milhões de pessoas. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.