Foto: Ministério da Saúde
Foto: Ministério da Saúde

Ceará tem 418 casos notificados de dengue este ano

Em 2020, o Ceará já notificou mais de 1,6 mil casos prováveis de dengue, o que significa um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ceará já teve 418 casos confirmados de dengue em 2020. Dois municípios cearenses estão com alto índice de incidência da dengue: Pacoti, localizada no norte, e Catarina, no sudoeste, apresentam taxas de notificação acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Os dados são do Sistema de Informação online, da Secretaria estadual de Saúde. 

Em 2020, o Ceará já notificou mais de 1,6 mil casos prováveis de dengue, o que significa um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. O estado apresenta, neste ano, um índice de 16,4 casos a cada 100 mil habitantes. Na capital, Fortaleza, cinco casos da doença já foram confirmados neste ano.

Os números preocupam as autoridades em Saúde principalmente porque, em 2020, o sorotipo 2 da dengue tem se propagado com maior intensidade, como explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde, da Secretaria de Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves. Ela lembra que combater os focos do mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya é responsabilidade de toda a população. 

“Nossa preocupação maior é com os suscetíveis: pessoas que nunca adoeceram de dengue por conta do sorotipo 2. Já estamos nos mobilizando. Desde o primeiro dia de 2020, botamos isso como pauta permanente em várias instâncias. Os nossos trabalhadores estão bastante alertas em relação a isso e alertamos a população para que tenha cuidado redobrado, porque esse é um período em que a gente tem maior precipitação chuvosa, aqui, no Ceará e isso nos preocupa sobretudo por conta dos depósitos e recipientes que possam estar expostos e possam virar criadouros.”

Arte: Ítalo Novais/ Sabrine Cruz

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que 12 estados brasileiros correm o risco de sofrer surto de dengue. Além de toda a região Nordeste, a população do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, deve ficar atenta para o possível surto do sorotipo 2 da dengue. 

Coordenador-Geral de Vigilância em Arbovirose, do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, pede que a população dos estados siga as orientações e entre no enfrentamento ao Aedes aegypti

“Hoje, mais de 80% dos criadouros do mosquito são domiciliares. Então, a ação de controle é necessária, integrada de atividades do poder público, tanto do Ministério da Saúde, como das secretarias estaduais e municipais, de saúde, aliado as ações de mobilização da população.”

Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2019, foram notificados mais de um milhão e meio de casos prováveis de dengue, em todo país. A taxa de incidência, para cada grupo de 100 mil habitantes, ultrapassou 735 ocorrências. 

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.