Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

CE: MPCE investiga ações de combate ao Coronavírus em 163 municípios do estado

Até o início da semana, foram instaurados 469 procedimentos. A maioria é formada por Procedimentos Administrativos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Mais de 160 municípios cearenses são acompanhados pelo Ministério Público do Estado do estado (MPCE) em ações que apuram atos do Poder Público no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Até o início da semana, foram instaurados 469 procedimentos. A maioria é formada por Procedimentos Administrativos (PA), que totalizam 301.

Governo lança plano para diminuir impacto da pandemia na vida de pessoas com deficiência

Tratamentos experimentais contra covid-19 ganham força no Brasil

Prorrogação de parcelas do FPM é o que garante pagamento de servidores municipais, alerta CNM

O órgão instaurou ainda Notícias de Fato, Inquéritos Civis, Procedimentos Administrativos Eleitorais, Pedidos de Informação, Processo Judicial (1º grau), entre outros. Em relação aos assuntos, destacam-se, por exemplo, investigações sobre aglomeração, auxílio emergencial, coleta seletiva, contratações ou aquisições justificadas por dispensa de licitação, descarte de lixo hospitalar, direito do consumidor e prestação de serviços essenciais. 

Promotorias de Justiça em Potiretama, Aquiraz e Fortaleza estão verificando denúncias de aglomerações, em desrespeito aos Decretos Estaduais que instituem o isolamento social. Já Horizonte e Trairi estão sendo investigados por descarte irregular de lixo hospitalar, inclusive de testes para detecção da Covid-19, que poderia resultar em uma possível contaminação.

Qualquer cidadão pode fazer denúncias relacionadas ao combate à pandemia pelo e-mail covid19.denuncia@mpce.mp.br. As ações do MPCE podem ser verificadas no site mpce.mp.br/coronavirus, assim como os contatos de emergência das Promotorias de Justiça, órgãos de apoio e de investigação.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.